Governo do Rio inicia obras de recuperação dos morros do Bumba e do Céu, em Niterói

12/07/2010 - 13h58

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Secretaria de Obras do estado do Rio de Janeiro assinou hoje (12) o contrato que dá início às obras de urbanização dos morros do Bumba e do Céu, em Niterói. As comunidades que vivem nos dois morros foram as mais atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram na região metropolitana do Rio em abril, quando mais de 50 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos de terra. A Rastec, empresa que ganhou a licitação, tem cinco dias úteis para montar o canteiro de obras.

Estão previstos investimentos de cerca de R$ 35 milhões em obras de contenção de encostas, de reconstrução da rede de drenagem pluvial e de recuperação de vias urbanas nas duas comunidades, cujas casas foram construídas sobre um depósito de lixo desativado. A previsão é de que a reurbanização fique pronta em seis meses.

Cerca de 160 famílias serão retiradas por causa das obras. Algumas vão receber   indenizações ou o auxílio do aluguel social, no valor de um salário mínimo. Com orçamento de R$ 10 milhões, o governo estadual também vai licitar a construção de casas para os moradores do Morro do Bumba atingidos pelas chuvas.

Edição: Vinicius Doria