Episódios de violência marcam eleições no México

05/07/2010 - 10h04

Da Agência Brasil

Brasília – As eleições ontem (4) para governadores, prefeitos e assembleias regionais em 12 estados do México foram marcadas por episódios de violência e intimidação. Pesquisas de boca de urna indicam que o principal partido de oposição no país, o Revolucionário Institucional (PRI), venceu em dez dos 12 estados. As informações são da agência BBC Brasil.

Apesar de vencer na maioria dos estados, o PRI – que governou o México ininterruptamente por quase sete décadas – não obteve a vitória avassaladora que esperava. As pesquisas indicam que a coalizão formada pelo partido do governo, o conservador Ação Nacional (PAN), e seu aliado, o esquerdista Revolução Democrática (PRD), ganhou em dois estados até então governados pelo PRI.

A eleição foi avaliada, segundo analistas políticos, como um referendo sobre a gestão do presidente Felipe Calderón – do PAN – marcado pelo aumento da violência ligada ao narcotráfico. O presidente assumiu o poder em 2006 declarando guerra às drogas e enviando milhares de soldados para regiões consideradas violentas. As eleições presidenciais estão marcadas para daqui a dois anos.

Até agora, cerca de 5 mil mortes foram atribuídas só neste ano à violência relacionada ao narcotráfico, fazendo com que 2010 esteja no caminho de se tornar o ano com mais mortes relacionadas a drogas da década. O governo reforçou a segurança durante a campanha e para o dia do pleito, a pedido de governos locais.

Na madrugada de ontem, foram encontrados quatro corpos pendurados em pontes na cidade de Chihuahua. Mais tarde, a polícia encontrou seis corpos cravejados de balas perto de uma estrada do lado de fora da cidade. Também houve alguns incidentes durante a votação, como casos de intimidação a eleitores e roubo de urnas, mas não foi registrada a violência que muitos temiam.

A polícia prendeu dois homens armados em uma das sedes da campanha da coalizão em Hidalgo, mas segundo a promotoria, o incidente não teve implicações políticas. Só no estado de Oaxaca 39  pessoas foram detidas ontem. Elas transportavam material explosivo para a fabricação de coquetéis Molotov. Todos os detidos vinham da Cidade do México e estavam hospedados em hotéis.

Edição: Graça Adjuto