Jogo do Brasil com Portugal muda rotina do brasiliense

25/06/2010 - 10h44

Da Agência Brasil

Brasília - O último jogo do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, daqui a pouco, às 11h contra Portugal em Durban, na África do Sul, mobiliza a população e muda os horários de trabalho no Distrito Federal.

Os funcionários públicos federais e os bancários estão liberados para assistir ao jogo desde as 10h30, e devem voltar ao trabalho às 14h30, de acordo com a Portaria nº 491 do Ministério do Planejamento. As delegacias funcionam em esquema de plantão.

Somente a emergência dos hospitais atende hoje. No Hemocentro, o serviço foi interrompido às 10h e volta a partir das 14h. Metrô e ônibus funcionam normalmente. As escolas da rede pública podem optar por liberar os alunos, desde que haja reposição das aulas.

Os lojistas de rua têm autonomia para decidir o horário de funcionamento dos estabelecimentos. O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) sugeriu que as lojas de shoppings funcionem a partir das 14h. Alguns shoppings seguem a recomendação e outros transmitem a partida por telões instalados nas praças de alimentação.

Segundo o diretor de Segurança de Trânsito do Detran-DF, Silvaim Fonseca, o trânsito está tranquilo, tendo em vista o ponto facultativo concedido pelo governador, Rogério Rosso.

De acordo com Silvaim, as fiscalizações seguem tranquilas sem nenhuma ocorrência grave nem maiores infrações.

Silvaim disse que mesmo depois do jogo a fiscalização estará atenta, e que embora seja um momento de festa e comemoração, a segurança no trânsito tem que ser redobrada. Silvaim enfatiza que a preocupação maior é com a mistura de álcool e direção.

Segundo o diretor, as equipes estarão em lugares estratégicos e contarão com o apoio de helicópteros, de modo a garantir que o torcedor comemore com responsabilidade.

A Embaixada de Portugal em Brasília informou que dispõe de um telão para reunir a torcida portuguesa durante as partidas em que o país jogar.

O governo lançou o site Brasil das Copas (www.brasil.gov.br/copadomundo), que reúne informações sobre as 18 edições da Copa do Mundo, desde 1930. Além de notícias sobre esta Copa na África do Sul, o site conta com a seção Brasil e as Copas, que resgata as participações do país no evento com uma galeria de fotos, cartazes e uniformes da seleção. O torcedor pode ter fotos publicadas no link Aquece Brasil.

Edição: Tereza Barbosa