Nélida Piñon representará a ABL nos funerais de Saramago

18/06/2010 - 15h14

Riomar Trindade
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) demonstraram tristeza pela morte do escritor português José Saramago. A ABL declarou luto por três dias e determinou que a bandeira da academia fosse hasteada a meio mastro durante esse período. A escritora e acadêmica Nélida Piñon, que se encontra na Espanha, representará a ABL nos funerais de Saramago.

“Na realidade, Saramago era otimista e acreditava que as sociedades estavam equivocadas e maltratavam as pessoas humanas”, disse o diplomata e acadêmico Alberto da Costa e Silva, amigo pessoal de Saramago.

A ABL informou que aguardava a vinda de José Saramago ao Rio para dar posse ao escritor português na cadeira 16 de Sócio Correspondente. “A notícia [da morte] nos deixou em estado de enorme tristeza. A próxima sessão acadêmica, quinta-feira que vem, na ABL, será dedicada à memória do grande escritor português, por quem sempre tivemos o maior respeito e admiração”, afirmou o presidente da ABL, Marcos Vilaça.

A escritora Ana Maria Machado, secretária-geral da ABL, lamentou o falecimento de Saramago. “As letras brasileiras se associam à dor de seus leitores por todo o mundo, lamentando sua partida e celebrando sua literatura que permanece. Um sábio, um grande escritor, um ser humano de primeira grandeza”, afirmou Ana Maria à Agência Brasil.

Edição: Vinicius Doria