Faturamento da indústria cai 4,9% em abril

08/06/2010 - 11h23

Roberta Lopes
Repórter da Agêrncia Brasil

Brasília - O faturamento da indústria de transformação caiu 4,9% em abril na comparação com março, segundo os Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgados hoje (8). O número de horas trabalhadas também teve queda de 3,4%.

Apesar do menor número de horas trabalhadas, a utilização da capacidade instalada aumentou 0,8% no período, passando de 82,2 em março para 83 em abril. Com isso, a utilização da capacidade instalada volta ao período pré-crise, que era de 83,1 em setembro de 2008, o que mostra a consistente recuperação da atividade industrial.

Segundo o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, abril mostra uma “acomodação da atividade industrial que já era esperada” por causa do fim dos incentivos governamentais.

Também houve queda de 1,4% na massa salarial e no rendimento real, de 1,9%. As contratações na indústria reduziram o ritmo de crescimento. Em abril a geração de emprego cresceu 0,1% na comparação com março, o que mostra uma estabilidade na criação de emprego que vem crescendo há nove meses.

Edição: Tereza Barbosa