Na carona da globalização, ministro defende modernização da assistência social

27/05/2010 - 16h13

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, defendeu hoje (27) a necessidade de reformas nos sistemas previdenciário e de assistência social brasileiros. E aconselhou que os outros países aproveitem a globalização para também adequar suas redes de proteção social à nova realidade econômica mundial. O que não significa retirar direitos já conquistados. “Os países têm que aproveitar o ciclo da globalização para fazer distribuição de renda, oferecer proteção social e ampliar os direitos dos trabalhadores". Para ele, "não é incompatível cuidar ao mesmo tempo de muitas vertentes e assistir a  pobreza, os idosos e as crianças".

O ministro lembrou que o Brasil tem, em algumas áreas, avançado com rapidez no cumprimento dos Objetivos do Milênio. Em outras, o avanço é mais lento. Mas destacou que o país se preocupa cada vez mais com a sustentabilidade ambiental, a recuperação da Mata Atlântica e a preservação da Amazônia.

Gabas falou sobre o assunto durante encontro da Cúpula Regional de Seguridade Social para as Américas, em Brasília. O evento foi promovido pela Associação Internacional de Seguridade Social e contou com a presença de especialistas de diversos países e de representantes do Banco Mundial e da Organização Internacional do Trabalho.

Edição: Vinicius Doria