Ministro brasileiro está na Venezuela para fechar acordos comerciais

27/05/2010 - 13h16

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Venezuela e Brasil deverão intensificar uma série de parcerias comerciais, segundo o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro. De acordo com Maduro, serão feitos acordos entre instituições públicas e financeiras de ambos os países. Para fechar essas negociações, estão em Caracas o ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, e o embaixador Antônio Simões.

"Longe dos velhos dogmas, que submetia as nossas relações comerciais apenas a algumas empresas sempre ligadas a grandes corporações, hoje caminhamos para desenvolver os temas principais da vida contemporânea e do futuro dos nossos países”, afirmou Nicolás Maduro.

As informações são da imprensa oficial da Venezuela, a Agência Bolivariana de Notícias (ABN). Um dos acordos é a parceria entre a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e instituições equivalentes da Venezuela. O objetivo é reduzir a burocracia e aumentar as chances de camadas mais populares terem acessos aos serviços bancários.

Também foram fechados acordos entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e instituições afins da Venezuela para obras de infraestrutura, projetos habitacionais e apoio à indústria do país.

Os representantes dos dois países vão discutir várias questões estratégicas, incluindo a agricultura, finanças públicas, infraestrutura, indústria, tecnologia e energia, além de projeto para ampliar a integração entre o Brasil e a Venezuela.

No final do mês passado, Chávez e Lula se reuniram em Brasília. Foi praticamente um dia inteiro de reuniões. Ao final, fecharam mais de uma dezena de acordos de cooperação mútua e prometeram ampliar as parcerias em várias áreas. Na ocasião, foram chamados para as conversas empresários da construção civil, da indústria e do comércio.

Edição: Talita Cavalcante