Diretor do Denatran diz que é preciso investir em ações de fiscalização no trânsito

27/05/2010 - 14h37

Da Agência Brasil

 

Brasília - O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres, disse hoje (27) que, embora a legislação de trânsito tenha evoluído nos últimos anos, ainda é preciso investir em ações de fiscalização.

“Nesses cem anos de legislação, muita coisa evoluiu, porém, a fiscalização ainda é algo que preocupa no país”, afirmou durante evento em comemoração ao centenário da legislação de trânsito no Brasil.

Peres, que também é presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ressaltou que o crescimento de ações de fiscalização irá contribuir para redução do número de acidentes.

Para o ex-diretor do Denatran Délio Cardoso, que também participava do evento, a fiscalização é importante, porém, é fundamental conscientizar as pessoas de suas responsabilidades no trânsito.

“A palavra-chave é educação. Não adianta falar de fiscalização se as pessoas não têm consciência de seu papel no trânsito. Acredito que pelo trânsito conseguimos aferir o grau de educação das pessoas. Eu defendo a edução no trânsito para formar o cidadão”, disse.
 

O Ministério das Cidades, em parceria com o Denatran e o Contran, lançou a edição comemorativa Cem Anos de Legislação de Trânsito no Brasil, publicação que traz os principais documentos sobre o trânsito editados no período de 1910 a 2009.

“O livro é uma homenagem a todos os que trabalharam na construção da Legislação Brasileira de Trânsito e também uma forma de preservar a história dessa legislação”, avaliou Alfredo Peres.

O Denatran irá distribuir 50 mil exemplares aos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e a universidades públicas.

 

 

Edição: Lílian Beraldo