Peru sofre com novo terremoto de 6,2 graus na escala Richter

24/05/2010 - 16h53

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília -  Em pouco menos de 24 horas, o Peru foi alvo de dois terremotos. O segundo ocorreu hoje (24), por volta das 11h18 (horário de Lima) - às 13h18 no horário de Brasília. Os tremores atingiram a área de Pucallpa, no departamento (estado) de Ucayali. As informações são do Instituto Geofísico do Peru. O terremoto teve 6,2 graus de magnitude na escala Richter.
 
Ontem, as 17h46 o instituto registrou um terremoto de 6 graus na escala Richter. As áreas afetadas foram de Arequipa, Ayacucho, Ica e Lima. O epicentro foi a 28 quilômetro ao sul da região de Huancos Sancos, no departamento de Ayacucho.

Não há informações sobre vítimas e danos nos sites da Presidência da República e do Ministério da Defesa do Peru. No final de janeiro, o país foi duramente afetado por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter. Os tremores atingiram a área histórica de Machu Picchu. Aproximadamente 2 mil turistas ficaram isolados incluindo brasileiros. Foi necessário montar um esquema de resgate.

Somente em meados de abril, o governo do presidente do Peru, Alan Garcia, autorizou a reabertura da área de Machu Picchu para o turismo. Porém, a população local queixou-se dos prejuízos causados, como perda de lavouras inteiras, além de prédios e comércio destruídos.

Recentemente houve um terremoto considerado de intensidade elevada, de 6,5 graus de magnitude na escala Richter, na região de Tacna. Os especialistas afirmam que tremores de terra são frequentes no Peru em decorrência da localização do país na área de Placa de Nazca.

 

 

Edição: Rivadavia Severo