Exposição mistura fotos do centro do Rio com textos de Machado de Assis a Rubem Fonseca

24/05/2010 - 7h47

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o público carioca e os turistas que visitam a cidade terão a oportunidade de fazer um “passeio fotográfico” pelo centro do Rio de Janeiro, durante a exposição Letras e Imagens do Centro do Rio, do fotógrafo Gustavo Stephan.

A exposição terá entrada franca e será aberta na quarta-feira no dia 26, no Centro Cultural Justiça Federal, estendendo-se até 11 de julho.

A mostra mistura às fotos contemporâneas de Gustavo Stephan trechos dos principais escritores brasileiros, entre os quais Machado de Assis e Aluisio de Azevedo, que retrataram o centro do Rio do final do século 19, até Rubem Fonseca e Antonio Torres, que descreveram a capital do estado do Rio em seus livros desde os anos 50 até o final do século passado.

A ideia para unir fotografia e literatura foi dada a Stephan quando leu o conto A Arte de Andar pelas Ruas do Rio de Janeiro, de Rubem Fonseca. A partir daí, ele procurou mostrar em fotos os locais descritos pelos autores em verso e prosa, procurando destacar uma nova perspectiva de ver a cidade.

O pesquisador Maurício Barros de Castro é parceiro do fotógrafo nesta iniciativa. Coube a ele escolher os escritores e selecionar as 70 fotos que integram a exposição.

Edição: Tereza Barbosa