Vaccarezza elogia conduta de Lula nas negociações com o Irã

17/05/2010 - 19h16

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse hoje que a possibilidade de acordo para evitar confronto bélico, ou início de hostilidade entre os Estados Unidos e o Irã, reforça a posição pacificadora do Brasil em questões internacionais.

"O acordo gera alento para o mundo, apesar do ceticismo de alguns". Segundo o deputado, o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas negociações está dando “ótimos resultados e vai ajudar a evitar conflitos armados”.

“A postura do Brasil é muito positiva para evitar um desequilíbrio ruim e perigoso entre as nações”. Segundo Vaccarezza, se houver uma crise entre o Irã e os Estados Unidos com um possível bloqueio econômico ao Irã “teremos uma situação muito perigosa para o mundo inteiro”.

O líder afirmou que por essa razão, torna-se de grande responsabilidade o papel do presidente Lula no esforço que tem feito pelo não enfrentamento, para que não haja bloqueio ao Irã.   

Para o deputado, mesmo que haja recuo no acordo por parte do presidente do Irã, “a participação do Brasil nesse impasse é positiva para o país e para o mundo”. Vaccarezza também comentou a postura dos Estados Unidos e da França em relação ao acordo. Segundo ele, “há por parte da França desconfianças e os Estados Unidos dizem não acreditar num acordo”.

 

 

Edição: Rivadavia Severo