Vendas do comércio para o Dia das Mães aumentam 9,43% em relação a 2009

11/05/2010 - 12h49

Lourenço Canuto

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - O comércio varejista vendeu 9,43% a mais nos dez dias anteriores ao Dia das Mães (9) do que em igual período em 2009. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Dirigebntes Logistas (CNDL), Roque Pelizzaro Junior, foi motivo de comemoração dos comerciantes, que esperavam no máximo aumento de vendas da ordem de 8%.

 

Pelizzaro Junior prevê que o consumo vai continuar acelerado ao longo do ano. Para ele, a crise no sistema financeiro da Grécia, mesmo que tenha reflexos na Europa não deverá afetar o mercado brasileiro, pela força do consumo interno.

 

Segundo ele, a CNDL e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) consideraram "uma dose muito forte o aumento da taxa de juros anual", a Selic, na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que passou de 8,75% para 9,5%. Para o economista a Selic "tinha que aumentar por causa da alta de preços, mas teria sido mais adequado fixá-la em 9,25%".

Para ele, o novo percentual dos juros leva à retração dos investimentos no país. Dados divulgados hoje pela CNDL/SPC Brasil mostram que a inadimplência teve queda de 7,87% em abril em relação a março deste ano e de 3,93% em relação a abril de 2009.

 

No ano, a inadimplência acumula 3,18%. Segundo o relatório das duas entidades essa tendência se deve ao aumento no nível de renda interno e à queda do desemprego. As compras a prazo com pagamentos em cheque caíram 8,95% de março para abril, mas aumentaram 8,67% em relação ao mesmo período de 2009. No ano, as vendas acumulam crescimento de 7,75%.

 

Edição: Tereza Barbosa