Concurso vai premiar produções de estudantes que valorizem o Rio

10/05/2010 - 6h09

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- Montanhas, praias e florestas são algumas paisagens fluminenses que podem se tornar cenário de qualquer filme. Apresentá-las em até dois minutos é o desafio do concurso Filme no Rio, da Secretaria Estadual de Cultura, que está com inscrições abertas.

Prêmios entre R$ 750 e R$ 3 mil serão distribuídos para curtas-metragens que melhor explorem o tema Por que Filmar no Rio de Janeiro? e comprovem que o estado pode ser uma locação vantajosa para as produções audiovisuais.

"O estado do Rio não tem só praia, o Pão de Açúcar e o Corcovado", afirmou o presidente da Filme FRRFC - instituição da Secretara de Cultura que oferece apoio para filmagens -, Steve Solot.

"O Rio tem a serra, fazendas antigas e as cidades históricas. Com criatividade, os estudantes podem mostrar porque filmar no Rio é bom em termos de negócios, de turismo, de lazer e de ecologia, mostrar a beleza geográfica do Rio", completou.

Podem se inscrever no concurso alunos do ensino médio e superior com no mínimo 18 anos, que apresentem curtas produzidos com qualquer tipo de tecnologia, seja digital ou analógica. Para concorrer, é preciso que outro membro da equipe de produção seja estudante.

As inscrições se estendem até o dia 31 de julho e os três vencedores serão anunciados durante o Festival de Cinema do Rio, ainda sem data confirmada.

Mais informações estão disponíveis na página da Secretaria de Cultura na internet - http://www.sec.rj.gov.br/rio_film_commissionconcurso.asp

Edição: Graça Adjuto