Terremotos de até 6 graus na escala Richter atingem o Chile

02/05/2010 - 12h56

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais uma vez, o Chile foi alvo hoje (2) de terremotos. Os tremores de terra variaram de 3 graus de magnitude a 6 na escala Richter, segundo informações do Escritório de Emergência do país – o Onemi.

A região mais afetada foi a de Talca y Corricó. A capital Santiago foi atingida por abalos de 3 graus. De acordo com a Onemi, houve transbordamento de rios e corte de comunicações na região de Aysén.

Desde o dia 28 de fevereiro, o Chile vive frequentes terremotos. O mais grave foi registrado no fim de fevereiro, quando houve registros de tremores de até 8,8 graus na escala Richter. Mais de 500 pessoas morreram, muitas ficaram desabrigadas, prédios públicos e privados sofreram grandes danos.

Eleito presidente no começo do ano, Sebastián Piñera assumiu o governo afirmando que sua prioridade é a reconstrução do Chile. Ele pediu apoio à comunidade internacional. Em visita ao Brasil, Piñera agradeceu pessoalmente o suporte técnico e material dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O governo brasileiro colaborou com o envio de hospital de campanha, material de primeiros-socorros e de ajuda humanitária.

Edição: Graça Adjuto