Assessor de Obama visita países andinos

01/04/2010 - 16h49


Renata Giraldi

Agência Brasil


Brasília – O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer informações detalhadas sobre o Equador, a Colômbia e o Peru. O secretário-adjunto de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela, começa no próximo domingo (4) uma semana de visitas a estes países. A ideia é conversar com as autoridades locais e verificar de perto as dificuldades de cada região. De 4 a 11 de abril ele ficará na América Latina.

O Departamento de Estado norte-americano informou que Valenzuela vai se reunir com integrantes dos governos para discutir questões de interesse mútuo, incluindo a cooperação nas áreas de segurança, inclusão social  e competitividade econômica, além de direitos humanos.

O secretário vai a várias universidades durante a semana que passará na América do Sul. No Equador, ele irá à Universidade Técnica Particular de Loja e à Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Na Colômbia, Valenzuela vai à Universidad de los Andes em Bogotá e ao Fórum Econômico Mundial, em Cartagena.

Valenzuela encerra sua passagem pela América do Sul no Peru, onde vai visitar projetos de desenvolvimento alternativo em San Martín e se reúne com integrantes do governo, analistas políticos e econômicos.

 

 

Edição: Rivadavia Severo