Mantega estima crescimento dos investimentos em 2010

29/03/2010 - 13h46

Daniel Lima, Mariana Jungmann, Pedro Peduzzi e Yara Aquino

Repórteres da Agência Brasil

 

Brasília - A expectativa de crescimento dos investimentos em 2010 é de até 20%, segundo informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante a solenidade de lançamento da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A estimativa varia entre 17,5% a 20% em relação ao ano anterior. De acordo com o ministro, o índice significa uma retomada forte do crescimento e que já vem sendo observado pela equipe econômica.

 

“Um país que cresce com um forte investimento tem um crescimento de qualidade mais equilibrado. Vai aumentando a capacidade de oferta e vai permitindo a modernização do país, além de dar mais competitividade”.

 

O ministro também destacou o crescimento dos investimentos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de bens e serviços produzidos no país. Ele lembrou que quando o PAC começou em 2007, a taxa de formação bruta de capital fixo (investimentos) era de 16,4% em comparação ao PIB. Depois, subiu em 2007 para 17,4%; em 2008 para 18,7% e caiu em 2009 por causa da crise, mas retoma agora em 2010, com projeção de chegar a patamares entre 21% a 22% nos próximos quatros anos.

 

“Alguns analistas acham que podemos até [aumentar] mais o investimento do que isso. Mas nós somos um pouco mais modestos, projetamos essa taxa que é muito boa para o pais . Significa novas fábricas, novas máquinas, a produtividade subindo e um país com capacidade produtiva”.

 

Edição: Tereza Barbosa