Shimon Peres nega tensão política e diz que há uma "forte amizade" entre Israel e EUA

17/03/2010 - 13h56

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente de Israel, Shimon Peres, negou hoje (17) que seu país e os Estados Unidos passem por um momento de tensão política. Segundo ele, há uma “forte amizade” entre os países com base em valores democráticos. Os atritos foram acirrados depois que o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou o governo de Israel por planejar construir casas e reabrir uma sinagoga em Jerusalém Oriental – ocupada por muçulmanos.

Eu não acho que os Estados Unidos e Israel estão interessados em qualquer tensão. Entre nós existe uma forte amizade com base em valores democráticos”, disse Peres, segundo a agência argentina de notícias Telam. “Os Estados Unidos são para nós um verdadeiro amigo. Temos um grande respeito para com o Parlamento e o Poder Executivo liderado pelo [presidente] Barack Obama.”

Os atritos entre Israel e Estados Unidos foram agravados na semana passada na primeira visita oficial de Biden a Jerusalém. No dia em que ele estava na cidade, o governo israelense anunciou a decisão de construir 1,6 mil novas casas de judeus na parte oriental de Jerusalém – a região é ocupada pelos muçulmanos desde 1967 e nela eles planejam instalar a capital do Estado da Palestina.

Ontem (16) o governo Obama informou o cancelamento da visita oficial que o enviado especial norte-americano para o Oriente Médio, George Mitchell, faria para a região. O cancelamento foi confirmado pela Presidência da República de Israel. Para analistas políticos, a iniciativa confirma o mal-estar entre Israel e Estados Unidos.

O presidente israelense preferiu o tom diplomático a estimular a tensão. “Sugiro superar nossas diferenças de opinião e buscar uma mesa de negociação moderada”, disse Peres. De acordo com ele, os israelenses estão dispostos a restabelecer o diálogo com os palestinos. Os esforços para um acordo de paz foram interrompidos em dezembro de 2008.