Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Para facilitar a penetração dos produtos brasileiros no mercado norte-americano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está fazendo ações promocionais nas provas da Fórmula Indy.
Além de a agência manter um camarote no evento, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) fornece o etanol que abastece os carros da competição. “Todo o trabalho que a gente faz é no sentido de colocar o produtor brasileiro mais próximo do mercado consumidor americano - usando os produtos durante as provas, chamando a atenção para a energia dos produtos brasileiros nos Estados Unidos”, afirmou o presidente da Apex, Alessandro Teixeira.
Segundo ele, a estratégia é importante devido à dificuldade das empresas brasileiras para entrar no mercado norte-americano. “Penetrar em algumas regiões dos Estados Unidos só por meio de instrumentos normais não é fácil. E a Fórmula Indy possibilitou em mais de dez regiões, em suas etapas em diferentes estados americanos, uma promoção ampla nas corridas dos produtos brasileiros”. A Fórmula Indy tem 41 milhões de fãs nos Estados Unidos.
Em 2009, a plataforma na Fórmula Indy possibilitou o fechamento de contratos, no valor total de US$ 370 milhões, para empresários das áreas de software, aeroespacial, alimentos, biomateriais avançados (ossos e peles artificiais), móveis, vinhos, petroquímica, joias e cosméticos.
A expectativa da Apex é de que os negócios deste ano ultrapassem os US$ 400 milhões. A primeira prova da temporada de 2010 será realizada amanhã (14), nas ruas próximas ao pavilhão do Anhembi, na zona norte de São Paulo.