Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente do Banco Centra (BC)l, Henrique Meirelles, formalizou hoje (11), no Supremo Tribunal Federal (STF), pedido de vista aos autos do processo no qual o Ministério Público o acusa de sonegação de impostos e pede abertura de inquérito contra ele.
Em nota à imprensa, divulgada há pouco pelo BC, Meirelles diz que tomou conhecimento do assunto pela imprensa e pede vista dos autos para saber do que se trata efetivamente e adotar as medidas jurídicas cabíveis.
Meirelles salienta na nota que “recebe com serenidade” a notícia do pedido de abertura de inquérito contra ele, uma vez que foi amplamente investigado no passado e todas as acusações que lhe foram feitas acabaram arquivadas.
O presidente do BC esclarece ainda que o patrimônio formado durante sua vida profissional foi resultado de “árduo trabalho”, com todos os seus rendimentos e bens declarados aos órgãos competentes, na forma da legislação.
Meirelles ressalta também que a maior parte de seu patrimônio foi constituída quando trabalhava no exterior, com divulgação periódica dos rendimentos nos documentos oficiais da instituição que presidia (Banco de Boston), conforme previsão legal aplicável a instituições abertas no país sede.