Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Brasil fechou 2009 com “chave de ouro”, na opinião do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de bens e serviços produzidos no país, ele afirmou que a economia brasileira “deixou a crise para trás”.
Mantega também alterou a projeção de crescimento da economia neste ano de 5,2% para 5,7% e lembrou que o crescimento do país no passado foi muito importante porque, ao contrário de outros países, gerou cerca de 1 milhão de empregos.
Hoje (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB teve queda de 0,2% em 2009, na comparação com 2008 e somou R$ 3,143 trilhões.
No quarto trimestre do ano, o PIB cresceu 2% em relação ao terceiro trimestre de 2009. Na comparação com igual período de 2008, o crescimento foi de 4,3%.
A resultado do quarto trimestre foi puxado pela indústria, que registrou expansão de 4%, seguida pelos serviços (0,6%).
Leia também:
Indústria ainda não superou todos os impactos da crise, diz economista
Economia brasileira está em fase de “expansão vigorosa”, avalia Meirelles
IBGE diz que, mesmo com queda, resultado do PIB ainda é positivo
Alencar considera positivo resultado do PIB
Resultado do PIB ficou dentro do esperado, afirma Paulo Bernardo
Consumo das famílias aumentou pelo sexto ano consecutivo em 2009, diz IBGE
Força sindical diz que medidas negociadas com governo garantiram baixa queda do PIB
Lula considera satisfatório desempenho da economia em 2009
Abdib eleva para 6% projeção de crescimento da economia em 2010