Trabalhador recebe benefício número 27 milhões do INSS

15/12/2009 - 13h48

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Otrabalhador Damião Armando de Souza, de 53 anos de idade, recebeuhoje (15) o benefício número 27.000.000 do Instituto Nacional deSeguro Social (INSS), em cerimônia do Conselho Nacional dePrevidência Social (CNPS).

O presidentedo INSS, Valdir Simão afirmou que a marca de 27 milhões debenefícios na folha de pagamentos do instituto "tem que sercomemorada, pois os pagamentos são feitos com regularidade em todo opaís, independentemente de onde more o segurado".

DamiãoArmando de Souza mora na cidade do Guará, no Distrito Federal, epagou contribuição ao INSS durante 37 anos.

O secretáriode Políticas de Previdência Social, Helmut Schwartz, que presidiu areunião, pediu para quebrar o protocolo no plenário do Conselho epassou a palavra ao mais novo aposentado, que se disse emocionado eque só tinha a "aconselhar a todos a contribuírem para aPrevidência, a fim de terem uma garantia futura de renda".

"Éimportante também para o desenvolvimento do país e a aposentadoriachega na hora certa", disse Damião, que tem uma barraca delanches no Guará e  pretende continuar trabalhando econtribuindo para a Previdência.

O secretárioHelmut Schwartz disse que o momento da aposentadoria é emocionantepara o trabalhador. E, citou dados da Pesquisa Nacional de Amostrapor Domicílio (Pnad), do IBGE, que aponta que pelo menos quatro de cada cincopessoas que têm acima de 60 anos de idade no país sãobeneficiárias da Previdência Social.

Schwartzdestaca que é preciso esforço para "continuar melhorando agestão do sistema, para aumentar a cobertura, melhorando a qualidadedos serviços em favor do público usuário da Previdência Social,que deve priorizar também o combate à vulnerabilidade que leva aosacidentes de trabalho e às doenças ocupacionais.