Avião desaparecido fez pouso forçado em rio, diz Força Aérea

30/10/2009 - 15h05

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Comandoda Aeronáutica informou que a aeronave da Força AéreaBrasileira (FAB) desaparecida desde ontem (29) e localizada hoje (30)fez um pouso forçado no Rio Ituí, afluente do RioJavari, entre as aldeias Aurélio (da tribo dos matis) e RioNovo (da tribo dos marubos). Ainda de acordo com a Aeronáutica, háindícios de que um dos ocupantes do avião tenha morrido.

A Aeronáutica confirmou a informação divulgada hápouco, pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa),de que nove das 11 pessoas a bordo do avião sobreviveram e queum militar permanece desaparecido. Segundo o comando, os novesobreviventes passam bem. A Funasa havia divulgado também que um dostécnicos da instituição está presoàs ferragens do avião – não se sabe se vivo oumorto.

De acordocom o Comando da Aeronáutica, a aeronave C-105 Amazonas, queparticipava das operações de busca, localizou o aviãodesaparecido às 9h40 (horário local), 11h40 no horário de Brasília.

A aeronave Caravan C-98, que partiu de Cruzeiro do Sul (AC) com destino a Tabatinga (AM), havia sidoinicialmente localizada por índios da tribo  dos matis e, emseguida, a FAB enviou aeronaves para o local.