Licença para Usina de Belo Monte sairá na próxima semana, diz presidente do Ibama

21/10/2009 - 20h51

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A licençaprévia para Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no RioXingu, no Pará, “certamente”  será concedida na próximasemana. A informação é do presidente doInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama), Roberto Messias.

Ocronograma do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) prevê a emissão da licença até apróxima segunda-feira, dia 26. “Estamos trabalhando dia enoite na análise dos documentos. Certamente sairá napróxima semana”, afirmou.

Messiasdisse que os documentos estão sendo analisados “rigorosamentedentro da lei” e que não há corre risco deperda de qualidade na análise das condicionantes queo empreendedor terá que assumir para dar início àsobras de Belo Monte.

“Estamosfazendo um esforço grande, mas sempre com o cuidado de nãoperder qualidade na conclusão”, ponderou. Segundo Messias,durante as audiências públicas, o Ibama recebeu dezenasde sugestões da sociedade sobre o empreendimento. “Tudo estásendo analisado com afinco."

Maiorempreendimento energético do PAC, a Usina de Belo Monte terápotência instalada de 11 mil megawatts, a segunda maior doBrasil atrás apenas da Hidrelétrica de Itaipu, no RioParaná, que tem 14 mil megawatts). O Ministério de Minas eEnergia já anunciou que pretende realizar o leilão dahidrelétrica entre os dias 7 e 20 de dezembro.