Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Um livro elaborado pelo Senai Cetiqt doRio de Janeiro, em parceria com o instituto Future Concept Lab, deMilão, vai contribuirpara que empresas nacionais novas e as que continuamno mercado possam trabalhar seus produtos e serviços a partirdas potencialidades do país, de forma a valorizar suas raízes. A publicação traça o "DNA" do Brasil na áreade comportamento e consumo e será lançada hoje (1º) durante o 4º Seminário Internacional deComportamento e Consumo.
Em entrevista à Agência Brasil, a coordenadora dolivro, Patrícia Dalpra, disse que o Brasil é visto como um conjunto de cinco países diferentes, cada um representado por uma região geográfica.
“A gente viu anecessidade de identificar as características deidentidade brasileiras porque, com a globalização, aidéia era que tudo fosse se tornar a mesma coisa. Ouseja, uma linearidade. E foi identificado justamente o contrário. Que tudo aquilo que teria força seria o que se voltasse para asua identidade local”.
Depois de um ano emeio de pesquisa, o livro conseguiu identificar as característicaspróprias de cada região. No Sudeste, por exemplo, oespírito de compartilhamento predomina. No Nordeste, o traçomarcante é a multiplicidade cultural, fruto das váriascolonizações. A região Norte salienta asustentabilidade, em função da Amazônia. Aconectividade seria a principal característica do Sulbrasileiro. Em relação ao Centro-Oeste, Patríciaesclareceu que essa é a região que apresenta umacaracterística menos própria, destacando a capital dopaís e a relação forte com a terra.
"Conseguimos identificar peculiaridades e certas similaridades entreessas regiões”.
O trabalho traçoutambém um mapa especial do país. DenominadaCaleidoscópio Brasil, a publicação é um monitoramento detodos os movimentos mundiais e tendênciascomportamentais e seus efeitos no país. “Todos osconceitos que estão em evidência no cenárioglobal são muito fortes no Brasil”, constatou PatríciaDalpra. A conclusão é que “o Brasil está namoda”.
Ela explicou quetodos os valores gerados pelo inconsciente coletivo do mundoglobalizado são pertinentes ao Brasil. Isso explica,segundo Patrícia, a razão de o design (desenho industrial)brasileiro estar se expandindo para o exterior agora, o mesmoocorrendo com o trabalho dos artistas nacionais. “OBrasil está, nesse momento, na crista da onda”, definiu. Otalento local foi identificado no Brasil pela sua multiplicidade ecompartilhamento. O país é um local com identidadeprópria, apesar de ter sido influenciado por váriasculturas.
O livro liga ascaracterísticas de cada região a empresas,produtos e artistas que ilustram bem os diversos elementosencontrados. O Senai Cetiqt já está desenvolvendoa segunda parte da pesquisa, denominada“Happiness”, que deve ser concluída no final deste ano.Ela investiga o hábito de comportamento do consumo doscidadãos de oito capitais brasileiras.
Já foramcoletados dados do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasíliae Goiânia. Curitiba, Porto Alegre e Belém serão as próximas capitais mapeadas. PatríciaDalpra disse que o objetivo principal é, a partir de 2010,começar a trabalhar com consultorias voltadas paraempresas, para que elas considerem os valores culturais e os hábitoscomportamentais no desenvolvimento de produtos e serviços nasdiversas regiões do país.