Estudo mostra que redução do IPI preservou empregos na indústria automobilística

01/09/2009 - 15h21

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobreveículos leves, desde dezembro de 2008, resultou em umaumento de 13,4% das vendas internas no primeiro semestre deste ano. Amedida contribuiu também para manter de 50 mil a 60 milempregos no setor. As conclusões são da nota técnica Impactos daRedução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deAutomóveis, divulgada hoje (1º) pela Diretoria de EstudosMacroeconômicos (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea).O estudo do Ipea lembra que os carros de 1.000cilindradas, que tinham alíquota de 7% de IPI, ficaram isentos doimposto. Para os veículos entre 1.000 e 2.000 mil cilindradas, aredução foi de 13% para 6,5% (modelos a gasolina) e de 11% para5,5% (modelos a álcool e flex).O Ipea citaestimativa da Receita Federal, segundo a qual, com a redução doIPI na compra de carros novos, o país deixou de arrecadar R$ 1,817bilhão. O estudo ressalta, porém, que a desoneração, ao elevar a venda de veículos, levou à arrecadação demais RS$ 1,2 bilhão. Dessa maneira, se for descontadoo impacto positivo da redução do IPI sobre outros tributosfederais, o resultado seria de um custo da redução de alíquotas emR$ 559 milhões. Segundo o diretor do Dimac, João Sicsú, aredução do IPI contribuiu para a produção total de 1,422 milhãode veículos no primeiro semestre, com a venda de 191 mil veículosatribuída à redução das alíquotas do imposto. Além disso, adesoneração contribuiu para manter de 50 mil a 60 mil empregosdiretos e indiretos no setor no primeiro semestre. “O saldodessa operação de resgate da indústria automobilística foiextremamente positivo, na medida em que saímos daquele vale dosmeses de novembro e dezembro e retomamos uma trajetória ascendentede produção, vendas e geração de empregos nesse segmento. Odesemprego na indústria automobilística poderia ter sido muitomaior, caso o governo não tivesse adotados as medidas de reduçãodo IPI para os veículos.”Sicsú afirmou que, ao reduzir oIPI dos veículos, o governo tomou uma medida correta, num momento emque havia ameaça de recessão profunda. Ele não quis, entretanto,fazer previsões para o restante do ano, já que o estudo nãoengloba esse período nem expectativas futuras. “Nãofizemos nenhum estudo nesse sentido. No entanto, a economia apontapara uma recuperação no segundo semestre mais vigorosa do que a quejá está acontecendo”, finalizou.