Lula quer ampliar relações comerciais com Arábia Saudita, China e Turquia

18/05/2009 - 8h37

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Durantevisita à Arábia Saudita, o presidente Luiz InácioLula da Silva afirmou hoje (18) que há uma “extraordinária”coincidência de interesses entre ambos os países. Em seuprograma semanal Café com o Presidente, ele avaliou aviagem como positiva para permitir um aumento nofluxo da balança comercial.

“Pensoque, a partir de agora, muitos outros empresários brasileirosviajarão para a Arábia Saudita e muitos empresáriosda Arábia Saudita viajarão para o Brasil”, disse, aoafirmar que espera o mesmo de sua visita à China e àTurquia.

Ele destacou que pretende consolidar uma parceria “estratégica”com o governo chinês. Para Lula, o fluxo da balançacomercial com o país é “extraordinário” epode crescer ainda mais. Já sobre a viagem àTurquia, o presidente espera reverter uma relação que classificou como “tímida”.

Lula encontra-se hoje com o presidente chinês, Hu Jintao.Amanhã (19), inaugura o Centro de EstudosBrasileiros e abre encontro de empresários dos dois países e, na próxima quarta-feira (20), o presidente viaja para a Turquia.