Lula vai discutir com equipe econômica mudanças no cálculo de rendimento da poupança

16/04/2009 - 16h42

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lulada Silva informou hoje (16) que vai discutir com a equipe econômicamudanças no cálculo do rendimento da caderneta depoupança. Segundo ele, o objetivo é evitar que, com aqueda da taxa de juros, grandes investidores migrem para a poupança.

“Na medida em que começa acair a taxa de juros, você precisa ter um equilíbrio,porque senão não é mais poupança. Passa aser investimento”, disse Lula. “Daqui a pouco, as grandesmultinacionais vão querer colocar dinheiro na poupança.Por isso, precisamos ter cuidado para não quebrar um sistemaque funciona adequadamente”.

Embora tenha hoje despacho com oministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente afirmou que nenhumamedida relacionada à poupança sairá nestaquinta-feira. O governo, disse ele, vai cuidar do assunto com muitacautela, para preservar “o que temos de mais sagrado, que sãoos poupadores brasileiros”.

O presidente Lula deu as declaraçõesem entrevista à imprensa, após participar da cerimônia com novos oficiais-generais das ForçasArmadas, no Palácio do Buriti, sede do governo do DistritoFederal.