Setor de papelão ondulado cresce 16% em março impulsionado pela indústria de alimentos

14/04/2009 - 18h30

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Em março, foram vendidas no Brasil 183,7mil toneladas de papelão ondulado, superando as expectativasdas empresas do setor. O número representa crescimento de16,4% em relação a fevereiro. O presidente da AssociaçãoBrasileira do Papelão Ondulado (ABPO), Paulo SérgioPeres, atribuiu o crescimento das vendas ao aumento da demanda pelaindústria de alimentos, que absorve 35% da produçãodo setor.

Segundo Peres, as vendas de fumo,frutas e frango são os principais responsáveis pelamelhora no desempenho do papelão. Como o setor trabalhaessencialmente com a produção de embalagens, émuito sensível a variações de outras atividades,em especial dos bens não-duráveis. Por isso, Peres dizque o aumento das vendas indica que “diminuiu a desaceleração”causada pela crise financeira. “A crise levou o pessoal a pisar nofreio. A cadeia [de produção] estava muitoestocada.”

Apesar de Peres apontar o consumointerno como principal impulso para o papelão, os númerosdas exportações, divulgados pelo Ministério doDesenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mostrammelhora nas vendas nos itens citados por ele também para omercado externo.

As exportações do fumoem folhas subiram de US$ 126,8 milhões, em janeiro, paraUS$154,7 milhões em março; as de frutas, cascas decítricos e de melões, de US$ 51,3 milhões paraUS$ 61,7 milhões; e as de frango in natura de US$ 336,6milhões para US$ 356,7 milhões.

O presidente da ABPO acredita que omercado de papelão continue se recuperando da forte retraçãosofrida no final do ano passado, quando a fabricaçãocaiu de 208 mil toneladas, em outubro, para 157 mil toneladas emdezembro. Ele espera que, no meio do ano, a situaçãoalcance a estabilidade, mas em um nível de mercado menor doque existia no ano passado. “A partir de maio e junho, os setoresterão um novo patamar de equilíbrio”, afirmou.