Preço do ovo de Páscoa sobe mais que inflação, diz FGV

30/03/2009 - 0h40

Maria Eugênia Castilho e Alana Gandra
Repórteres da Agência Brasil
São Paulo e Rio de Janeiro - A Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgou hoje (30) uma pesquisa  realizada em sete cidades brasileiras para mostrar a variação do valor de ovos de Páscoa entre 2008 e 2009. Os ovos de Páscoa número 15, entre 180g e 240g, e o de número 20, com 375g, chegam ao mercado este ano com aumento médio de 12% em relação ao ano passado. O valor médio do ovo de chocolate número 15 passou de R$ 17,14 em março de 2008 para R$ 19,26 em março de 2009. O número 20 seguiu trajetória semelhante no mesmo período, passando o preço médio de R$ 24,47 para R$ 27,50. No período, a inflação medida pelo IPC/FGV foi de 6,24%. O economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV,  disse à Agência Brasil que boa parte do aumento se deve ao fato do custo de fabricação  doovo de Páscoa se relacionar com as variações de preços de itens que nãoafetam o consumidor diretamente. “O cacau subiu mais de 50% nos últimos12 meses e o açúcar mais de 30%. Então, os principais insumosutilizados na fabricação do chocolate tiveram um encarecimento muitoforte. Por isso  é que o preço final do ovo está mais caro 12%”, explicou.Em Belo Horizonte, foi encontrada a maior variação de preços, que subiram, em média, 20,22%. Em contrapartida, Porto Alegre ficou com o menor percentual de aumento, 6,79%. Estas cidades também foram destaque quanto aos preços médios. Belo Horizonte registrou os maiores preços paras os ovos número 15 (R$ 20,57) e 20 (R$ 29,55). Enquanto a cidade de Porto Alegre registrou os menores – número 15 (R$ 18,50) e 20 (R$ 25,88). André Braz afirmou que os ajustes de preços sãoefetuados em cima da maior ou menor procura. Ele acredita que oconsumidor deve se  beneficiar da concorrência que vai se acirrar até o domingo de Páscoa, que se comemora no próximo dia 12 de abril.