Governador diz que pacote tributário evita até 30 mil demissões no Amazonas

30/03/2009 - 19h12

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Opacote tributário anunciado hoje (30) pelo governo federalgarantiu os empregos de 30 mil trabalhadores no estado do Amazonas,que poderiam ser demitidos devido à crise financeira. Aafirmação é do governador do estado, EduardoBraga.

Segundo o governador, a reduçãodo Imposto de Renda Pessoa Jurídica e outros benefíciostributários atingem cinco pólos industriais presentesna Zona Franca de Manaus: descartáveis leves, relógios,brinquedos, papel reciclado e lentes óticas, além dosetor de motocicletas, que teve reduzida a zero a Contribuiçãopara o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

As indústrias amazonensesrespondem por toda a produção nacional de motos.

A redução nos tributosfoi vinculada a acordos que impedem demissões pelo tempo devigência das medidas: três meses. Uma proposta semelhantehavia sido assinada entre o governo estadual e os fabricantes demotos em janeiro, relativo à redução do Impostosobre Circulação de Mercadorias e Serviços(ICMS).

O acordo evitou 4 mil demissõesna indústria de motocicletas, segundo com o presidente daAssociação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas,Paulo Takeuchi. Com acrise, vendas do setor caíram entre 25% e 30%De acordo com o governador EduardoBraga, desde que a crise econômica começou a terreflexos no país, as indústrias de Manaus jáperderam 25 mil empregos com carteira assinada.