Mulheres e jovens são maioria no comando de novas empresas

17/03/2009 - 17h26

Ivy Farias
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Pesquisadivulgada hoje (17) pelo Serviço Brasileiro de Apoio àsMicro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro deQualidade e Produtividade (IBQP) revela que 55% dos empreendedores dopaís têm entre 18 e 34 anos.

Segundoo gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae em SãoPaulo, Ênio Pinto, isso se deve ao fato de os jovens terem maisdisposição para correr riscos. "Os jovens estãono comando porque assumem a possibilidade concreta de riscos, muitasvezes por não terem tantas responsabilidades, como filhos efamílias formadas", afirmou.Realizada em mais de 60 países, a pesquisaGlobal Entrepreneurship Monitor (GEM 2008) mostrou que os jovensbrasileiros estão em terceiro lugar (15%) entre os que maisempreendem no mundo, atrás apenas dos iranianos (29%) ejamaicanos (28%). A pesquisa indica também que os jovensempresários também ascenderam a um patamar qualitativo:"Eles estão identificando melhor os nichos de atuaçãoe refletindo melhor como empreender", disse Ênio Pinto.O levantamento mostra ainda que háigualdade de gênero entre os empreendedores: no ano passado,44% eram mulheres. "A mulher se destaca, entre outras coisas,por ter sensibilidade para tratar o recurso humano, o que éuma característica fundamental para administrar um negócio."A publicitária Karen Santos, de 30 anos,trabalhou durante nove anos em agências de publicidade,comunicação e design para aprender todas asetapas de produção e há três anos montouuma pequena agência de comunicação, marketinge design, que hoje tem cinco funcionários. "Nãoconcordava com alguns padrões vigentes no mercado, e chegouuma hora em que a minha bagagem profissional não permitia queme enquadrasse em qualquer empresa. Criar a minha foi natural."Ênio Pinto destacou que mulheres como Karenestão mais abertas a absorver informações que oshomens. "Dentro de casa ela já aprende a tomar decisõese leva isso para o próprio negócio", explicou. A publicitária concorda que as mulheres têmuma curiosidade natural que faz com que procurem entender tudo."Temos capacidade de entender melhor os sistemas mais complexos,porque perguntamos tudo, tentamos compreender todo o processo de cadacoisinha, ganhando uma visão global dos negócios",completou.