Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Das 26capitais brasileiras, apenas cinco alcançaram, em 2007, asmetas em língua portuguesa propostas pelo movimento Todos pelaEducação para a 4ª série. As capitais são Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Recife (PE), Florianópolis (SC) e Boa Vista (RR). Já para osalunos de 8ª série, o cenário se inverte – todasas capitais, exceto Belém (PA), atingiram o resultadoesperado na disciplina.
Os dados,de acordo com o movimento, foram calculados a partir do resultado daProva Brasil de 2007. A avaliação é feita peloInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira (Inep) a cada dois anos em todas as escolas da rede públicada zona urbana do país, com mais de 20 alunos em cada série.
Das 21capitais que não alcançaram as metas em línguaportuguesa para a 4ª série, 14 apresentaram queda nopercentual de alunos com aprendizado considerado adequado. Outrassete capitais registraram o que o Todos pela Educaçãoclassifica como “aumento insuficiente para alcançar asmetas”.
Um dosdestaques negativos, segundo o movimento, é a cidade do Rio deJaneiro. A capital fluminense, em 2005, registrava 33,05% dos alunosda 4ª série com aprendizado adequado mas, em 2007, osnúmeros caíram para 29,07%.
Jáa avaliação de alunos da 8ª série indicaque todas as capitais brasileiras registraram aumento no percentualde aprendizado adequado em língua portuguesa. Mas, osresultados, de acordo com o Educação para Todos, ainda mostram que a maioria dos alunos passa pela escola, porém nãoaprende o mínimo esperado.
Olevantamento alerta que, no Brasil, menos de três em cada dezalunos da 4ª série aprenderam o que é esperadopara sua série em língua portuguesa. Apesar de umresultado aparentemente positivo, a avaliação atestaque, na 8ª série, apenas três em cada dezestudantes possuem os conhecimentos adequados em sua sériena mesma disciplina.
Os dadosde aprendizado fazem parte do acompanhamento da Meta 3 do Todos PelaEducação, na qual o movimento defende que, até2022, 70% ou mais dos alunos tenham conhecimento adequado às séries que cursam.