Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Empresáriosde vários setores da economia vão aproveitar o carnavalpara fazer negócios no Brasil. De acordo com o presidente daAgência Brasileira de Promoção de Exportaçõese Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira, cerca de 105compradores de 21 países, englobando 17 setores econômicos,estarão no país durante o carnaval para realizaremnegócios que só na área de softwares (programas decomputador) poderão chegar a US$ 500 milhões. “O quea gente fez foi trabalhar o carnaval como um elemento dinamizador.Várias dessas pessoas normalmente teriam dificuldades e nãoviriam para cá, e a gente acabou viabilizando a vinda deles nocarnaval”, disse Teixeira em entrevista à AgênciaBrasil.
O presidente daApex-Brasil informou que a entidade montou um camarote na Passarelado Samba, no Rio de Janeiro, onde os empresários poderãoapreciar o desfile das escolas samba ao mesmo tempo que realizamnegócios com as empresas brasileiras.
“Na verdade, eles vêmpor causa do negócio. A gente aproveitou para consolidar avinda deles e mostrar algo mais. O carnaval é a maior festa domundo e pode ser um fato gerador de negócio”, afirmou.
Para AlessandroTeixeira, um comprador ou jornalista que vê o carnavalbrasileiro “vai ficar com a imagem do Brasil, da qualidade, daalegria, da inovação, para o resto da vida”. E essepode ser um diferencial na hora de comprar de um produtor brasileiroou de outro país.
Teixeira disse que aApex-Brasil está investindo no projeto do carnaval R$ 3milhões. O orçamento da Agência para 2009 alcançaR$ 436 milhões. Segundo ele, para 2009 estãoprogramados 745 eventos. Esta semana, por exemplo, em paralelo aocarnaval, a Apex-Brasil está levando empresáriosbrasileiros para participar do evento Sabores do Brasil, em Dubai,nos Emirados Árabes.
O presidente daApex-Brasil não tem dúvidas de que o projeto docarnaval já é um sucesso. “Ele é exitoso desdeque nasceu”, e tem possibilidade de entrar para o calendáriode eventos permanente da Apex-Brasil.
Teixeira disse aindaque será feito um acompanhamento para verificar a geraçãode negócios. E que além desse aspecto comercial, oprojeto auxilia na divulgação da imagem do paísfavorecendo a indústria do turismo.
“Ele auxilia nãosó a Apex. Ele auxilia o Brasil. Esse evento tem o potencialnão só de gerar negócios para a Apex, para o Riode Janeiro e o Brasil como um todo, mas auxilia o turismo, comcerteza”, afirmou.