Otimismo marca visão do consumidor mais pobre sobre futuro

12/02/2009 - 5h56

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A expectativapositiva que as pessoas têm do futuro, mesmo passando por uma criseeconômica, chamaa atenção dos pesquisadores que avaliam o consumo popular . “O brasileiro é muito otimista. A gente sabe que não é o fimdo mundo”, resume Marcelo Néri, lembrando as crises dos anos 80 e 90.“Todomundo vislumbra um futuro melhor para si e para seus filhos”, observaCecília Russo, da Troiano Consultoria de Marcas. “As pessoas nãoimaginam que possam ficar em uma situação pior. Quanto maisrecursos, há mais temor de que possa perder alguma coisa”. Cecília observa que a expectativa de mudar de vida tambémestá por trás da decisão de comprar um computador ou tentar ingressar em uma faculdade privada.Conforme Marcelo EstevesAlves, professor da Universidade de São Paulo (USP), que analisou questionários aplicados emquase 1.100 domicílios, o otimismo é inversamente proporcional àsituação de vida. O chefe de família que tem ocupação informalacredita que seus filhos terão uma condição melhor no futuro.