Mortes em incêndios na Austrália chegam a 131 e devem aumentar, dizem autoridades

09/02/2009 - 9h56

Da Agência Brasil

Brasília - Autoridadesaustralianas informaram que o número de mortos nos incêndiosflorestais no estado de Vitória, no sul do país, subiupara 131 e deve aumentar ainda mais. O primeiro-ministro Kevin Rudd,em visita à região, disse que os incêndios estãoprovocando um massacre. As informações são daBBC Brasil.

De acordocom a polícia australiana, alguns incêndios foramprovocados deliberadamente e estão sendo investigados. Milhares de bombeiros, com a ajuda de soldados, estãocombatendo o que as autoridades chamam de os piores incêndiosflorestais da história da Austrália.

As chamasdestruíram mais de 700 casas no estado de Victoria. Algumaspessoas morreram trancadas em seus carros, enquanto tentavam fugir dosincêndios. Cerca de 14 mil casas estão sem eletricidade.

O fogoteria se espalhado por mais de 300 mil hectares de florestas,plantações e cidades – uma área equivalente a408 campos de futebol e um pouco maior que Luxemburgo. Duas cidadesdo estado, Marysville e Kinglake, foram quase completamente destruídas.

As altastemperaturas e o ar seco estão ajudando a espalhar o fogo. Naregião de Gippsland, os incêndios foram controlados, masa polícia informa que um incendiário começounovos focos. Hoje, as temperaturas caíram um pouco e os fortesventos também perderam intensidade. Mesmo assim, o governadorde Victoria, John Brumby, disse que os incêndios devemcontinuar nesta semana.