Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS) está atenta e pode intervir nos hospitaisparticulares se constatar infrações no atendimento aossegurados de planos de saúde. Foi o que afirmou hoje (9) àAgência Brasil o diretor de Fiscalizaçãodo órgão, Eduardo Sales. Segundo ele, “em princípio,não existe razão para alarmismo” no que se refere aoatendimento nas emergências de hospitais particulares no Rio deJaneiro.
Sales disse ainda que aANS começou a cruzar as informações disponíveisem seu sistema, inclusive as denúncias ou consultas oriundasda central de relacionamento do órgão, que atende pelotelefone 0800 701 9656, e reiterou que, “em princípio, nósnão vislumbramos como um problema sistêmico”.
A negativa de coberturaé o principal motivo de reclamação dosconsumidores junto à ANS. Depois vêm problemas comcontrato e regulamento, aumento de mensalidades e rede prestadora.“Esses três fatores são, historicamente, aqueles quemais são trazidos ao conhecimento da Agência”.
A questão,segundo afirmou Eduardo Sales, é verificar se o problema quefoi apresentado, referente à demora na marcaçãode exames e consultas nos hospitais particulares atinge de fato atodos os grandes hospitais privados, se é cíclico ouestá relacionado com outros fatores. “Esses elementos éque nós estamos cotejando, para ter uma afirmaçãoe, aí, sim, agir com rigor”.
Sales afirmou quequalquer denúncia de consumidor que chegue à ANS ecomprove que houve negativa de atendimento para determinadaespecialidade do plano, caracteriza negativa de cobertura. “Se forplano novo, você aplica R$ 80 mil de multa. E dependendo seessa conduta infrativa tiver alcance para todos os beneficiáriosdo plano, você multiplica R$ 80 mil para todos osbeneficiários”. Essa multa pode chegar até R$ 1milhão.
O diretor da ANS disseque na época do verão costuma ser ampliada a procurapelo atendimento nas emergências dos hospitais, e nãonas unidades ambulatoriais, o que acaba sobrecarregando os hospitais.
Em 2007, a Agênciarealizou um total de 56 mil atendimentos. Esse número subiupara 316 mil no ano passado. E a expectativa é que, em 2009,ele alcance até 600 mil atendimentos. “Isso demonstra que aAgência vem ganhando respeito e confiança da sociedade,das pessoas que têm plano de saúde, e ela de fato atua”,afirmou. Hoje, entre o parecer e a decisão final, os processosde punições da ANS levam menos de dois meses, garantiuEduardo Sales.