Vendas crescem nos supermercados e Abras diz que 2008 foi o melhor em dez anos

27/01/2009 - 13h23

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - As vendas no setor de supermercados cresceram 27,12% em dezembro de 2008, quando comparadas às registradas em novembro. De acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado hoje (27) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas em 2008 também superaram as de 2007 em 8,98%. Além disso, no mês de dezembro de 2008 houve alta de 6,07% nas vendas com relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com os dados, em novembro de 2008, se comparado a novembro de 2007, o aumento foi de 10,74%. De outubro para novembro de 2008 o crescimento foi de 0,84%.Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, o ano de 2008 pode ser considerado bom, apesar de as previsões de crescimento de 10% não terem se concretizado. “Mesmo assim, perante o clima que havia por conta da crise, o setor conseguiu bom faturamento, com o ano de 2008 sendo o melhor em dez anos”.Honda explicou que o setor supermercadista passou a sentir os efeitos da crise em dezembro, quando começou a aparecer uma tendência de cautela maior por parte do consumidor. “As notícias que chegaram desde setembro não eram boas com relação a desemprego, o que não melhorou a expectativa para o consumo”, constatou o presidente da Abras.De acordo com os dados da pesquisa, realizada mensalmente, o setor deve sofrer desaceleração nas vendas em 2009, com crescimento de 2,5% no ano. Os fatores que devem influenciar para esse resultado são a queda dos preços, a redução da oferta de crédito e a tendência de mudança nos hábitos de compra do consumidor, que deve migrar para produtos de marcas com preço menor.“O consumidor não deve mudar seu comportamento em produtos básicos, ele continua comprando seus volumes. O que deve alterar são marcas, deve migrar para marcas de menor preço e para marcas próprias das empresas e as categorias flutuantes de valor agregado maior, que cresceram em 2007 e este ano devem ter crescimento menor”, disse.Mesmo com a crise, Honda acredita que os planos de investimentos devem ser mantidos, já que o Brasil ainda é um mercado disputado por grandes empresas do varejo ou grandes empresas regionais. “Em 2008 tivemos um ciclo muito forte de inauguração de lojas e em 2009 continua esse ciclo, já que as grandes redes começam a migrar para o interior do Brasil”, previu Honda.