Terracap suspende reintegração de posse de área ocupada pelo MST no Distrito Federal

26/01/2009 - 17h19

Lisiane Wandscheer
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Agência de Desenvolvimento do DistritoFederal (Terracap) vai suspender a ação de reintegraçãode posse da Fazenda Larga, na cidade satélite de Planaltina. Adecisão foi comunicada hoje (26) pelo presidente da Terracap,Antônio Gomes, durante reunião com representantes doMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do InstitutoNacional de Reforma Agrária (Incra) e da PolíciaFederal.

De manhã, integrantes do MSTbloquearam, durante cerca de quatro horas, a BR-020, que dáacesso a Brasília,entre os municípios de Formosa ePlanaltina. Eles só saíram com a promessa da reuniãono turno da tarde. Os sem-terra fizeram o bloqueio para reivindicar aregularização do Assentamento Oziel Alves II,localizado na Fazenda Larga, em Planaltina.

Segundo a assessoria de comunicaçãoda Terracap, a ação de reintegração deposse do imóvel será suspensa. A Terracap informou queestá cumprindo o calendário estabelecido com a União,que estipula que a doação da terra ocorra até odia 8 de março deste ano.

Na área de 2,3 mil hectares,pertencentes ao governo do Distrito Federal, estão acampadas,desde 2001, 168 famílias. O MST luta pela transferênciada área para a União, para que o Incra possatransformá-lo em assentamento.

A Agência Brasil nãoconseguiu falar com representantes dos sem-terra.