Morales comemora aprovação da nova Constituição

26/01/2009 - 7h48

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente da Bolívia, Evo Morales, já comemora avitória do sim no referendo realizadoontem (25) sobre a novaConstituição no país. De acordo com a Agência Boliviana de Informações (ABI), o líder sul-americano anunciou a“refundação imediata do Estado boliviano”. Oresultado oficial do referendo, entretanto, será divulgadopela Corte Nacional Eleitoral apenas no próximo dia 10.

Dados deboca de urna anunciados pela TVB (Televisión Boliviana)indicavam a aprovação do referendo por 61,96% alémde 36,52% de votos contrários e outros 1,51% de brancos enulos. O sim teria vencido em seis departamentos (estados) – LaPaz, Cochabamba, Oruro, Potosí, Tarija e Pando – enquanto onão prevaleceu em Santa Cruz, Beni e Chuquisaca.

Moralesafirmou que, a partir de agora, começa “uma nova República”na Bolívia e que acabou o Estado colonial e o neoliberalismo.Segundo ele, nenhum governo poderá mais entregar os recursosnaturais do país para empresas multinacionais.

Sevitorioso, o sim tornará permanentes algumas mudançasjá implantadas por Morales. Já o não, mantéma atual legislação do país.

Esta éa segunda vez que os bolivianos vão às urnas em seismeses. Em agosto de 2007, Morales ganhou 67% dos votos em umreferendo sobre seu mandato na Presidência. O percentual foimaior do que os 54% de apoio que obteve em dezembro de 2005, quandovenceu as eleições presidenciais.