Lula diz que é preciso reduzir burocracia para que crédito volte à normalidade

26/01/2009 - 6h59

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (26) que épreciso diminuir a burocracia do governo e dos bancos públicospara que o crédito brasileiro “volte à normalidade”.Em seu programa semanal Café com o Presidente, eleavaliou que as novas ações de estímulo aocrédito e aos investimentos – tomadas na semana passada –deverão amenizar os efeitos da crise internacional.

“Acreditoque vamos evitar que a crise tenha maior gravidade no Brasil. Estamos reforçando o caixa do BNDES [Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social] com R$ 100 bilhõespara que ele possa não apenas incentivar novos investimentosno setor produtivo, mas ajudar nos grandes projetos que a Petrobrastem aqui no Brasil com o pré-sal”, disse Lula.

Opresidente voltou a insistir que a idéia central do governo éque nenhum grande projeto seja paralisado. Para ele, o reforçoao caixa do BNDES atende também à necessidade de empresáriosbrasileiros que buscavam dinheiro no exterior. Lula lembrou que a partir desta semana, o Banco Central começa ofinanciamento de exportações por meio de reservasbrasileiras.