BNDES aprova financiamento que vai gerar mais de 3 mil empregos diretos

26/01/2009 - 18h37

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Mais de 3 mil e 200empregos diretos e 10 mil indiretos serão gerados pelofinanciamento no valor de R$ 392 milhões, aprovado hoje (26)pela diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico eSocial (BNDES) para a Bioenergética Vale do Paracatu (Bevap),no município mineiro de João Pinheiro.

Os recursos serãoaplicados na construção de uma usina com capacidade deprocessamento de três milhões de toneladas/ano decana-de-açúcar, a partir de 2010, segundo informou aassessoria de imprensa do BNDES.

A cana serádestinada à produção de etanol e co-geraçãode energia elétrica. A capacidade instalada será de 80megawatts (MW), dos quais 20 MW serão usados para consumopróprio e os 60 MW restantes para comercialização.

A assessoria tambéminformou que amanhã (27), o presidente do banco, LucianoCoutinho, estará em Zurique, na Suíça,participando de reunião que marca o início deatividades do Comitê Consultivo de Mercados Emergentes doInstituto de Finanças Internacionais (IIF, da sigla eminglês). Sediado em Washington, Estados Unidos, o IIF éuma associação criada em 1983 e formada atualmente porinstituições financeiras de mais de 70 países.

O Comitê do IIFvai discutir o impacto da crise financeira global sobre os paísesem desenvolvimento. Durante o encontro, deverão ser esboçadasestratégias comuns para o enfrentamento da crise. Uma dasprincipais preocupações da entidade, segundo informou aassessoria do BNDES, se refere à redução docrédito para os países emergentes. O objetivo éimpedir que os bancos dos países em desenvolvimento sejamafetados pela crise que abalou as instituiçõesfinanceiras dos países industrializados.

O IIF estima queeste ano haverá redução do crédito paraos países em desenvolvimento. A expectativa é que osrecursos fiquem em torno de US$ 135 bilhões, o que representa um terço do crédito concedido em 2007.