Bolsa de negócios da moda ignora crise e amplia vendas para os mercados interno e externo

16/01/2009 - 18h26

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A bolsa de negócios da modaFashion Business, realizada em paralelo à Fashion Rio, encerrou hoje (16) sua 13ª edição,com aumento de 1,6% nas vendas para compradores nacionais em relaçãoao mesmo período do ano passado. As vendas somaram R$ 376 milhõespara as confecções brasileiras presentes ao evento. Emrelação às exportações, foramfechados negócios da ordem de US$ 15,8 milhões junto a93 compradores de 22 países, mostrando incremento de 2% emcomparação à edição de2008.

O presidente daFederação das Indústrias do Estado do Rio deJaneiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, realizador dabolsa de negócios, chamou a atenção para osucesso do evento, apesar da crise externa.

“O FashionBusiness provou que apesar dos ventos não tãofavoráveis, a moda respondeu com crescimento, tanto paracompradores internacionais quanto nacionais, o que mostra a forçadeste setor”, disse.

De acordo com pesquisarealizada pela Firjan, mesmo com a crise, as exportaçõesfluminenses de moda apresentaram o quarto melhor trimestre dosúltimos anos nas exportações. O aumentoregistrado entre outubro e dezembro de 2008 superou em 20% oresultado observado em igual período d e 2007.

O diretor do Serviçode Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro(Sebrae/RJ), Cezar Vasquez, informou que 63% dos empresáriosdo setor ainda não foram atingidos pela crise econômicamundial. Segundo ele, alguns empresários, ao contrário,teriam sido afetados de forma positiva, registrando maior volume devendas no mercado doméstico por causa da valorizaçãodo dólar.