Mais de 305 mil alunos com deficiência estão matriculados no ensino regular

10/01/2009 - 9h38

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Dados docenso escolar mostram que, em 1998, havia 43.923 alunos comdeficência matriculados em turmas comuns do ensino regular.Em 2007, o número passou para 305.136 e 63% das matrículasforam feitas na rede pública de ensino.

Em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) esta semana, oministro da Educação, Fernando Haddad, disse nãoter dúvida de que o desenvolvimento de estudantes comdeficiência em turmas comuns do ensino regular é amelhor opção. “Não apenas para a criançacom deficiência, mas também para a criança sem deficiência,porque a presença dela muda o ambiente de aprendizagemfavoravelmente”, afirmou.Haddadclassificou os projetos de educação inclusiva no paíscomo “grandes iniciativas” e informou que, este ano, o Ministérioda Educação deve entregar mais de 4 mil salasmultifuncionais para o atendimento de alunos com deficiênciaauditiva e visual e também com dificuldade de mobilidadefísica. “Adequamos a infra-estrutura com rampas e elevadorese isso conduz para uma escola inclusiva, plural e que respeita osdireitos humanos”, disse o ministro.

Entre osaparelhos necessários para o atendimento especializado estão4,3 mil microcomputadores completos e 5,6 mil portáteis. Aidéia, segundo o MEC, é que o atendimento especializadonão substitua o ensino regular e que os alunos com deficiênciarecebam atenção específica para minimizar asdificuldades e, ao mesmo tempo, cursar o ensino regular.

O Decreto6.571/08 que, de acordo com o MEC, “reestrutura” a educaçãoespecial, consolida diretrizes e ações jáexistentes voltadas para a educação inclusiva e destinarecursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aoatendimento de necessidades específicas de pessoas comdeficiência.