Entulho começa a ser retirado de canal que dá acesso ao Porto de Itajaí

05/01/2009 - 23h29

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Adragagem (retirada de entulho) do canal de acesso ao Complexo Portuário Itajaí-Açu,em Santa Catarina – uma das localidades atingidas pelos temporaisem novembro do ano passado – já começou. De acordocom o diretor técnico do porto, Valdevino Arruda, duas dragas, uma de13 mil metros cúbicos e outra de 3,5 mil metros cúbicos,atuam no berço (local de atracação) 4.

Em entrevista à Agência Brasil, ele afirmou que os técnicos responsáveis por parte dosserviços de dragagem já estão no local e quehoje (6) um engenheiro chegou ao porto para acompanhar o processo mais de perto. Empresas encarregadas da recuperaçãodos berços 3 e 4 do porto também visitam hoje asinstalações atingidas pelos temporais. O prazo para aentrega dos projetos, de acordo com Arruda, vence na próxima quinta-feira (8).

“Háuma vontade muito grande do governo e nossa para que as coisasaconteçam o mais rápido possível. Até ofim do mês, a idéia é que o calado [profundidade aque se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação] chegue a 10metros”, disse ele, ao destacar que a medida atual é de 8,4 metros.

Questionadose a possibilidade de novas chuvas na região pode comprometera dragagem do porto, o diretor avaliou que apenas uma nova enchenterepresentaria uma ameaça.

O Portode Itajaí é considerado o maior em termos de exportaçãode itens frigorificados da América Latina e o segundo maior naexportação de contêineres. Desde que teve asinstalações destruídas pelas enchentes, osprejuízos foram estimados entre US$ 30 milhões e US$ 35milhões por dia. Os cálculos não incluem as perdas causadas às empresas vinculadas aos serviçosportuários na região.

Adragagem e as obras de recuperação dos berçosvão usar recursos liberados pela MedidaProvisória 448, de 26 de novembro do ano passado. Umconsórcio, formado pelas empresas EIT Empresa IndustrialTécnica S/A, DTA Engenharia Ltda, Equipav S/A Pavimentaçãoe Comércio e Chec Dredging e CO. Ltda, que representa achinesa Shangai Dredging Co, é responsável pela obra, orçada emR$ 17,5 milhões.