Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A implantaçãoda TV digital no Brasil tem contribuído para proteger algunssetores empresariais dos efeitos da crise financeira. É o que afirma o representante da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), CarlosAberto Fructuoso. “Atéagora a crise não afetou em nada os nossos contratos. Nesteano, crescemos cerca de 20% em relação a 2007”,disse. Segundo ele, o períodoentre os finais de dezembro e abril apresenta-se historicamente como ode maior queda nas vendas para o setor, independentemente da crise.“Este é justamente o período de pico dos reflexos dacrise internacional no Brasil. Por isso, nossa previsão éde que em maio, quando as vendas retomam o ritmo normal, o pico dacrise já tenha passado, evitando a contaminaçãodo nosso setor”, afirmou.Para o vice-presidentede Novos Negócios para a América Latina da Samsung doBrasil, Benjamin Sicsú, a tendência de o públicocomprar cada vez mais produtos ligados à TV digital, alémde acelerar o processo de adaptação, ajuda o setor aencarar o período de recessão.“A crise pode atéretardar momentaneamente a venda de alguns produtos, mas muito pouco,porque o volume total de vendas na área eletrônica, devemanter um crescimento próximo ao do ano passado, entre 6,8% e7%. Nossa expectativa é a de aumentar as vendas a partir dolançamento de televisores menores do que os fabricadosatualmente”.Sicsú informouque ainda não houve demissões de trabalhadores emdecorrência da crise. “O que pode ter ocorrido é anão-efetivação do volume esperado decontratações temporárias”.Fructuoso e Scsúparticipam do seminário TV Digital no Brasil, promovido pelaCâmara dos Deputados.