Municípios catarinenses correm risco de novos deslizamentos e alagamentos

16/12/2008 - 9h46

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A DefesaCivil de Santa Catarina divulgou hoje (16) mais um alerta diante daprevisão de tempo instável, com céu encoberto echuva persistente ao longo do dia, sobretudo na região lestedo estado. De acordo com boletim do órgão, há risco denovos deslizamentos de terra e também de alagamentos.

A chuvapoderá ser de intensidade moderada a forte em alguns momentose o acumulado de água deve variar de 40 a 60 milímetrosna Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí, e chegar a 80 milímetros na região próxima aJoinville.

De acordocom os meteorologistas, o total de chuva acumulada no municípiode São José nas últimas 12 horas, de 179milímetros, já supera a média mensal de 172milímetros.

Paragarantir a segurança das pessoas, sobretudo nas áreasde encostas e de morros, a Defesa Civil orienta que qualquer sinal dedeslizamento, como inclinação de árvores,movimentação do solo ou rachaduras, seja imediatamentecomunicado por meio do número 199.

Em casosde alagamento, a população deve evitar o contato com aágua, que pode estar contaminada e provocar doenças.Também é aconselhável não dirigir emlugares alagados.