Campanha busca parceria de shoppings para aumentar número de doadores de medula

13/12/2008 - 8h00

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) estão buscando parcerias com shopping centers no estado para tentar ampliar o número de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores  de Medula Óssea (Redome).Hoje, segundo o Hemorio, há 860 mil pessoas cadastradas no banco de dados, que podem ser acionadas para o transplante, quando houver compatibilidade com algum paciente que tenha necessidade. Cerca de 1,2 mil pessoas estão na fila de transplante no país.Mas, como as chances de compatibilidade entre doadores e possíveis receptores são pequenas (uma para cada 100 mil), a coordenadora de Campanhas do Hemorio, Regina Lacerda, explica que seria necessário haver, pelo menos, 120 milhões de pessoas cadastradas no banco de dados."A medula óssea é como se fosse a nossa impressão digital, cada um tem a sua. É muito difícil encontrar uma medula compatível, então quanto maior o numero de doadores, maior a chance. Acredito que até 2011, com a continuidade das campanhas, a gente consiga chegar ao número de 120 milhões de pessoas cadastradas", afirma Regina.O primeiro shopping a aderir à campanha foi o Nova Castilho, localizado na zona norte da cidade do Rio. A iniciativa deve ser estendida a outros centros comerciais no início do ano que vem. A coordenadora esclarece que o cadastramento dura cerca de uma hora e qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos, com bom estado de saúde, pode participar.