Parceria com o Bird vai capacitar estados brasileiros para receber investimentos

03/12/2008 - 15h30

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A parceria firmada entre aAssociação Mundial das Agências de Promoçãode Investimentos (Waipa) e o Banco Mundial (Bird), destinada a ampliar aatração de investimentos para grandes projetos, começaem janeiro a segunda fase, envolvendo todos os estadosbrasileiros. A informação foi dada hoje (3) àAgência Brasil pelo presidente da Waipa e pela Agênciade Promoção de Exportações eInvestimentos (Apex Brasil), Alessandro Teixeira.A parceria vai permitiro desenvolvimento de um projeto de dois anos que visa a capacitar osestados para que melhorem as informações e atendimentoaos investimentos internacionais. Objetiva também, em conjuntocom a Agência Brasileira de Promoção deExportações e Investimentos (Apex Brasil), fazer comque eles possam promover suas diversas regiões. De acordo com Teixeira,o Brasil é hoje um dos países mais atrativos parainvestimentos internacionais, em comparação àsdemais economias emergentes. “O que precisamos é ter umapolítica mais agressiva de atração deinvestimentos. Por isso, estamos fazendo esse projeto com o BancoMundial para poder melhorar a nossa capacitação”.Segundo Teixeira, aApex Brasil pretende aprofundar em 2009 o trabalho de diversificaçãode mercados, além de permanecer atuando nos 22 mercados quesão o seu foco atual para o aumento das exportaçõesbrasileiras nos cinco continentes.“Nós esperamosnão só aumentar a participação nosmercados tradicionais, como os Estados Unidos e União Européia mas, principalmente, buscar um processo de diversificaçãoem mercados nos quais o Brasil nunca trabalhou”, disse Teixeira.Esse é o caso, por exemplo, do Vietnã, Angola e Macau,revelou o presidente da Waipa e da Apex Brasil.Teixeira reiterou aimportância do trabalho realizado pela Apex, porque coloca oempresário brasileiro em mercados que jamais teve acesso.Afirmou que, em conjunto com a Waipa, os pequenos e o médiosexportadores brasileiros terão assegurados melhor acesso aesses mercados.