Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Começa hoje (19) em Brasília o 1º Fórum Nacional deGênero, Cooperativismo e Associativismo. É o primeiro encontropromovido no país para avaliar o nível de participação de homens emulheres no sistema cooperativista. Os debates vão até sexta-feira (21).
Entreos temas a serem discutidos estão os avanços e desafios do setor, o sistemacooperativista no Mercosul e experiências bem-sucedidas. Segundo oMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um dos objetivos do fórum éidentificar o desenvolvimento do Programa de Gênero e Cooperativismo:Integrando a Família (Coopergênero), criado há quatro anos. Nele, cercade 25 mil mulheres já receberam capacitação técnica e administrativapara atuar na cadeia produtiva.
Asatividades do evento serão realizadas no auditório ParlaMundi, naLegião da Boa Vontade (LBV). O ministro da Agricultura,Reinhold Stephanes, participará da cerimônia de abertura, às9h30. Além do Mapa, também apóia o fórum o Sistema Brasileiro de Apoioàs Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Devem participar ainda dos debates lideranças de cooperativas eassociações rurais, pesquisadores, agentes governamentais e não-governamentais e pessoas interessadas no assunto.