Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Transpetro anunciouhoje (7) a assinatura de contrato com o Estaleiro Atlântico Sulpara construção de cinco petroleiros Aframax,previstos em seu Programa de Modernização e Expansãoda Frota (Promef). Os navios, que custarão cerca de US$ 500milhões, serão destinados ao transporte de óleocru e terão capacidade para transportar 110 mil toneladas deporte bruto (TPB), o equivalente a 700 mil barris de petróleo,elevando para 88,6% do total previsto a tonelagem jácontratada para a primeira fase do programa.Nessa etapa deverão ser construídos 26 navios de grande porte, ao custo de US$ 2,5 bilhões: cinco Aframax, dez do tipo Suezmax, quatro do tipo Panamax, quatro de produtos etrês de GLP (gás liquefeito de petróleo), oschamados gasistas. Para a segunda fase, está prevista a construção de 23navios de grande porte, ao custo de US$ 1,3 bilhão. Nas duas etapas, serão construídos 49 navios, no valor de US$ 3,8 bilhões,acrescentando 680 mil toneladas de porte bruto à capacidade detransporte da subsidiária de logística e transporte daPetrobras. A segunda etapa começou em julho, com o envio doseditais aos estaleiros convidados. Em breve serão entregues aspropostas comerciais. O contrato foi firmado com o estaleiro AtlânticoSul porque o consórcio Rio Indústria Naval, vencedor dalicitação referente aos cinco petroleiros Aframax equatro Panamax, desistiu do negócio. Segundo a Transpetro, pelas regras do Promef, osnovos contratos terão as mesmas bases da proposta do RioIndústria Naval. “O consórcio alegou não terchegado a um acordo para arrendamento da área do antigoEstaleiro Ishibras, no Caju. Daí a desistência.”A Transpetro continua negociando com o EstaleiroIlha (Eisa) a transferência da construção dosquatro Panamax, que ficariam a cargo do Rio Naval.